CÂMARA DE RUSSAS
 
APROVADA   
 
2ª SESSÃO ORDINÁRIA DA 4ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 34ª LEGISLATURA 
Data: 28/01/2020 – Hora: 11:41:10
PROTOCOLO Nº I - 24010002/2020 – REQ   16/2020
Data: 24/01/2020 - Hora: 09:18:26
 
 
 
 
 
 
   

REQUERIMENTO Nº 16/2020

 

EXMº SR. NATHIZAEL GONÇALVES LEANDRO, PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE RUSSAS
 
                     
Requer ao Executivo municipal, através da Secretaria de Saúde do Município a conclusão, inauguração e implantação de uma equipe médica e odontológica na Unidade Básica de Saúde da localidade de Sítio Canto onde beneficiará também as comunidades de Alto do Bode, Pacol, Poço do Boi e Rua do Fogo.
 
 
O Vereador abaixo signatário, no uso de suas atribuições legais e na forma regimental, vem respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, após ouvido o Plenário desta Casa, REQUERER ao Executivo municipal, através da Secretaria de Saúde do Município a conclusão, inauguração e implantação de uma equipe médica e odontológica na Unidade Básica de Saúde da localidade de Sítio Canto onde beneficiará também as comunidades de Alto do Bode, Pacol, Poço do Boi e Rua do Fogo.
 
JUSTIFICATIVA
 
Considerando que a origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para programar a atenção primária. Considerando que A Estratégia de Saúde da Família visa à reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Considerando, No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas.
 
Nestes Termos 
Pede e Aguarda Deferimento
 
Sala das Sessões da Câmara Municipal de Russas, Estado do Ceará,  aos 24 de Janeiro de 2020.
 
 

FRANCISCO MAURÍCIO DA SILVA MARTINS
Vereador do PT
Autor