Dia do Folclore

Dia do Folclore

Dia do Folclore

22 de agosto é o dia do folclore, comemoração que recorda o dia em que a palavra folclore foi usada pela primeira vez no ano 1846. Quem o fez foi o pesquisador britânico William John Thoms (1803-1885), que uniu as palavras inglesas folk (que significa “povo”) e lore (que quer dizer “conhecimento”).

Assim, folclore ganha o significado literal de "conhecimento do povo" ou "aquilo que o povo faz".

Como surgiu o dia do folclore no Brasil?

O dia do folclore brasileiro foi definido oficialmente através do Decreto de Lei nº 56.747, de 17 de agosto de 1965, aprovado pelo Congresso Nacional. A partir de então, conforme definia a lei, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.

A preocupação em sistematizar e divulgar o folclore brasileiro ganhou força no começo do século XX no Brasil. Durante a Semana de Arte Moderna, em 1922, várias obras apresentadas tiveram como inspiração o folclore brasileiro.

Anos depois, em 1947 foi criada a Comissão Brasileira de Folclore e, posteriormente, as comissões estaduais. Em 1951, o 1º Congresso Brasileiro de Folclore foi realizado.

O que fazer para comemorar o dia do folclore?

O Dia do Folclore costuma ser bastante festejado pelas escolas. Algumas das atividades mais comuns que os estudantes podem desempenhar para aprenderem mais sobre a cultura e as tradições típicas de suas regiões são:

  • Ler lendas folclóricas em sala de aula;
  • Fazer adaptação de uma lenda folclórica em forma de teatro ou musical;
  • Reescrever um conto folclórico;
  • Aprender sobre a história do folclore e sua importância para a sociedade;
  • Apresentar danças temáticas folclóricas;
  • Preparar um prato típico folclórico.

De acordo com a cultura de cada localidade, há inúmeras atividades que podem ser feitas ao longo do mês em que se celebra o folclore.

133 visualização(ões)

Ultima visualização: 24/11/2020 22:53

#Datas Comemorativas